A NOSSA VIDA ÍNTIMA
No decorrer da vida, todas as mulheres experimentam uma série de mudanças no corpo que, muitas vezes, afetam o equilíbrio e bem-estar íntimo e, que por vezes, limitam o prazer.
Durante o ciclo de vida da mulher, existem diversas alterações que influenciam o nosso bem-estar íntimo e por consequência o prazer e vivência sexual.
Embora a vida íntima da mulher e especialmente o desejo sexual feminino tenha uma componente emocional muito vincada, a manutenção de uma mucosa vulvovaginal saudável é crucial para o bem-estar e prazer da mulher.
O tecido da zona vulvovaginal está sujeito a uma renovação celular constante e é sensível a inúmeros fatores internos e externos, que podem alterar a lubrificação vaginal fisiológica.
A redução da lubrificação vaginal poderá levar a um aumento da dor durante a relação sexual e consequentemente a um decréscimo no desejo sexual feminino.
Esta alteração da saúde vulvovaginal da mulher, pode ser consequência de diversos fatores como o stress, a toma de antidepressivos, a toma de anticoncecionais à longos anos, alterações hormonais derivadas à idade, alterações bruscas de peso entre outra situações do quotidiano da vida de uma mulher.
As alterações provocadas no corpo de uma mulher derivadas dos níveis de estrogénio, hormona feminina, nomeadamente aquando da aproximação da menopausa, é uma fase de vida da mulher com inúmeras alterações físicas e emocionais.
A diminuição dos níveis de estrogénio traz consequências para a qualidade de vida e bem-estar da Mulher, nomeadamente:
- Diminuição da lubrificação generalizada (secura vaginal, olhos e boca,…)
- Cabelo e unhas enfraquecidos
- Pele baça, mais flácida e com um aumento do aparecimento de rugas.
- Tendência para um aumento do peso e maior acumulação de gordura na zona abdominal
- Perda de tonicidade muscular
- Redução da espessura e tonicidade das paredes vaginais e lábios vaginais (previne as perdas de urina ligeiras)
Saiba como LIBIFEME® pode ajudar a preservar uma vida íntima saudável e feliz!